terça-feira, 26 de maio de 2015

O QUADRO DA SANTA CEIA E A ASTROLOGIA

Escrito pelo astrólogo Pedro Tornaghi, o livro “Leonardo Astrólogo” (Bertrand Brasil) propõe uma interpretação singular do famoso quadro “A Última Ceia” de Leonardo Da Vinci, que retrata a última refeição de Jesus antes da crucificação.  Na tese defendida pela publicação, a pintura é um grande tratado astrológico. Deste modo, cada apóstolo ao lado de Cristo representa um signo do zodíaco. 

ÁRIES – APÓSTOLO SIMÃO
“Simão tem uma expressão muito enérgica e firme, olha nos olhos de Judas Tadeu. E Áries gosta de falar olhando no olho do outro”.O fato de ele estar sentado na cabeceira, mostra a liderança ariana, além de impulsividade.

TOURO – APÓSTOLO JUDAS TADEU

“Judas Tadeu está em uma posição receptiva. O pescoço para a direita mostra que ele está ouvindo as ideias e, ao mesmo tempo, questionando a praticidade e viabilidade do que Simão propõe”. A união de receptividade e desconfiança formam a típica postura pragmática do taurino: dificuldade de aceitar fantasias e disciplina para ouvir as ideias. 

GÊMEOS – APÓSTOLO MATEUS

O rosto para um lado e os braços para o outro no quadro, mostra um lado disperso e indefinido, que é característico de Gêmeos.Ele tem essa capacidade de dar atenção a dois ao mesmo tempo. Uma sensibilidade, curiosidade e agilidade mental.” 

CÂNCER – APÓSTOLO FÍLIPE

Fílipe está virado na direção de Cristo com olhar suplicante. “Quer sensibilizar e envolver os outros sempre. As duas mãos voltadas para o próprio peito mostra a tendência de introversão de Câncer”. O apóstolo está mostrando quanto o sentimento é importante para ele, algo também primordial ao canceriano.
LEÃO – APÓSTOLO TIAGO MENOR

Esse apóstolo abre os braços em expansão, como raios, combinando assim com Leão, que é regido pelo sol. “Ele está expandindo a energia dele, reivindica de Jesus ser o centro da cena”. “Tiago Menor se mostra profundamente indignado com a traição porque Leão não consegue viver na desordem”. 

VIRGEM – APÓSTOLO TOMÉ

Tomé levanta o próprio dedo para Jesus. “Virgem gosta de criticar, opinar e sugerir, é muito perfeccionista”.A expressão extremamente atenta do apóstolo mostra a tendência virginiana de buscar a melhor solução possível. 

LIBRA – APÓSTOLO JOÃO
João tem os dedos entrelaçados numa postura meditativa no quadro. “Mostra a tendência de Libra de querer meditar sobre a situação e se posicionar assertivamente, é o oposto de Áries”. O apóstolo busca esfriar o calor das emoções para considerar melhor o assunto em questão. 

ESCORPIÃO – APÓSTOLO JUDAS ISCARIOTES
“Judas Iscariotes olha pra Cristo desafiadoramente, se recolhe ao silêncio. Uma estratégia tipicamente escorpiana”. “Parece calmo, por fora, mas por dentro é intenso. Judas, na pintura está quieto, mas pronto para dar o bote quando for necessário.” 

SAGITÁRIO – APÓSTOLO PEDRO
O símbolo de Sagitário é um centauro, metade humano, metade animal. A parte animalesca do signo está em Pedro na faca que o apóstolo esconde. “Ele está escondendo seu instinto animal”. Enquanto isso, a outra mão dele está apontando para o divino. “Pedro tem uma postura professoral, quer dizer para os outros como deve agir, que caminhos o outro deve seguir”, comportamento característico de Sagitário. 

CAPRICÓRNIO – APÓSTOLO ANDRÉ

“Ele está com a típica postura de cautela de Capricórnio, como quem diz: ‘Vamos refletir’, ‘Vamos tentar ser Maduros’”. A postura do apóstolo é a mais vertical de todas, o que mostra como o signo busca a responsabilização por tudo. 

AQUÁRIO – APÓSTOLO TIAGO MAIOR

“Tiago Maior está conspirando no ouvido de André, inflamando os outros para fazer a revolução”. Na pintura ele também está tocando Pedro, querendo juntar os dois para uma ação em comum, mas ao mesmo tempo sendo discreto. “Aquarianos são os mais revolucionário, mas buscam a descrição.” 

PEIXES – APÓSTOLO BARTOLOMEU

Apesar de estar no canto escuro da tela, Bartolomeu tem os pés iluminados – parte do corpo que o signo de Peixes rege. Além disso, o apóstolo está de pé porque quer ver a cena de cima. Bartolomeu está só contemplando, parece só querer entender tudo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário