quinta-feira, 30 de outubro de 2014

RESPOSTAS SÉRIAS PARA PERGUNTAS IMBECIS


Como algumas espécies de peixes conseguem nadar em cardumes sem se perder?
Por causa de dois sentidos: o sistema da linha lateral (monorecepto) e a visão. Existe movimento migratório no mar?Sim, os peixes fazem longas viagens pelos oceanos. O atum, por exemplo, põe seus ovos nas águas quentes do Caribe e, depois, vai para o norte do Atlântico, ao largo da Nova Escócia, no Canadá. A enguia faz uma viagem ainda mais comprida. Deixa os rios da Europa, atravessa o Atlântico até o mar dos Sargaços (perto das Bermudas) e põe seus ovos ali. Depois, as jovens enguias voltam aos rios da Europa onde crescem.


Por que temos sobrancelhas?
Os pequenos e escassos pêlos desempenham papel importante na proteção dos olhos. A chuva ou o suor que escorrem pela testa têm seu fluxo desviado dos olhos pelas sobrancelhas. Assim, elas nos permitem enxergar mais claramente, evitam que o sal presente no suor queime ou irrite os olhos, e os mantêm secos.


Você sabe o que os tigres siberianos e os ursos polares têm em comum?
Ambos são cegos ao nascer.


Você sabe quantas informações o cérebro é capaz de guardar?
O cérebro humano pode armazenar até 500 vezes a informação contida em uma coleção da Enciclopédia Britânica.


Alguma vez seu olho já tremeu?
O tremor dos olhos acontece quando o músculo responsável pelo fechamento das pálpebras se contrai. Cansaço ou tensão são duas causas comuns. O músculo se movimento rápido para fazer circular mais sangue na região e dissipar o ácido lático, que causa irritação nas terminações nervosas.


Você conhece um animal que não bebe água?
O rato-canguru é um habitante do deserto. Sua força e vitalidade surpreendem. Nunca bebe água propriamente dita. Mantém-se vivo e hidratado retirando o líquido do seu próprio alimento. Aí, Maurício de Souza, o Cascão não tá precisando de um bichinho de estimação?


Quem demora mais para se decompor: um chiclete, um palito de fósforo ou um pedaço de papel higiênico?
O chiclete. Se não grudar no sapato de ninguém, leva até cinco anos para sumir. O oxigênio e o calor o fazem perder a elasticidade. Depois, as bactérias dão conta do açúcar e das resinas que sobraram. Palitos de fósforo demoram até seis meses para se decompor em ambientes úmidos. E papel higiênico volta à natureza em três meses, na média.


Você sabia que pode salvar uma árvore economizando papel?
Cada árvore produz 50 quilos de papel. Logo, 50 quilos de papel economizados salvam uma árvore. Use o verso das folhas de sulfite. Imprima textos em letras menores. Economize e ajude a salvar o planeta.


Gato tem umbigo?
Sim, mas ele não se parece com o umbigo de um humano. O umbigo dos gatos é uma longa cicatriz, quase sempre coberta por pêlo, localizada logo abaixo da caixa torácica.



Qual a diferença entre feto e embrião?
Embrião é o nome que o futuro bebê recebe até o terceiro mês da gravidez. A partir de então, passa a ser chamado de feto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário