quinta-feira, 23 de outubro de 2014

RESPOSTAS SÉRIAS PARA PERGUNTAS IMBECIS


Por que os golfinhos têm tanta facilidade para acompanhar embarcações?
A propulsão da calda dos golfinhos é superior em eficiência a dos motores de algumas embarcações . Eles utilizam menos energia para atingir a mesma velocidade .

Você já pensou na relação do sapo com a camada de ozônio?
Pois é, os cientistas pensaram e, por isso, descobriram a o buraco na camada de ozônio. Na década de 50, alguns biólogos perceberam que ocorria uma diminuição do número de sapos, rã e salamandras - os batráquios - e apontaram que a culpa poderia ser dos raios ultravioleta vindos do sol, normalmente bloqueados pela camada de ozônio. Um estudo comprovou que este não era o motivo, mas despertou a atenção de outros pesquisadores para o buraco da camada de ozônio. Azar dos sapos, cujo desaparecimento continua sendo um mistério.

Responda rápido: todos macacos se penduram pelo rabo?
Não. Apenas os macacos do Novo Mundo (da América Central e do Sul) conseguem se pendurar pelo rabo. Os macacos do Velho Mundo (da África e da Ásia) não conseguem, mesmo que muitos tenham rabos longos.

Por que as palmas das mãos e as solas dos pés não sofrem queimaduras do sol?
A pele nas palmas das mãos ou nas solas dos pés é muito mais grossa do que em qualquer outra parte do corpo. Em virtude disto, seu efeito - de um verdadeiro filtro dos raios ultravioleta - é muito maior nesses locais, de tal modo que as queimaduras de sol raramente se desenvolvem nessa região.

Por que os cílios demoram mais a ficar brancos?
Os cílios têm a função de proteger os olhos da luz. Os cílios crescem num período relativamente curto e permanecem inalterados por muitos anos. Por causa da durabilidade, eles mantêm a sua pigmentação original.

Os mosquitos mordem para se alimentar?
Mosquitos não mordem e muito menos se alimentam do nosso sangue. Na verdade, as fêmeas (somente elas) perfuram suas vítimas com um longo e flexível tubo (probóscide) para sugar o sangue que servirá como nutriente para os seus ovos. Os mosquitos se alimentam apenas do néctar e da seiva de plantas.

Os pingüins vivem apenas no Pólo Sul?
Os pingüins não vivem apenas no Pólo Sul. Na realidade, das 17 espécies encontradas no hemisfério sul, apenas duas estão confinadas no Continente Antártico. Outras espécies são encontradas em praias que vão da África do Sul até a América do Sul, Autrália e Nova Zelândia. Há uma espécie que vive ali no Equador em virtude da água fria trazida pela corrente. Nenhum pingüim vive no Pólo Norte.

Por que se perde a memória depois de uma bebedeira?
Porque o álcool se infiltra através da corrente sangüinea, nas células do sistema nervoso central, provocando um efeito inibidor, o que causa uma "amnésia" - resultado de uma intoxicação intensa e da total falta de concentração.

Qual a diferença entre tubarão e cação?
Cientificamente não há diferença, ambos são sinônimos. Mas, popularmente, tubarão é o que come, cação é o que a gente come.

Por que sentimos calor quando tomamos vinho?
Porque o álcool contido no vinho provoca vasodilatação sangüínea, liberando calor à superfície da pele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário