quarta-feira, 22 de outubro de 2014

CALENDÁRIO ELEITORAL DO 2º TURNO


A votação, do próximo domingo no Ceará, será realizada a partir das 8 horas e seguirá até às 17 horas do horário local. Mesmo que as propagandas eleitorais no rádio e televisão sigam a hora de Brasília, adiantada em uma hora por conta do horário de verão, a votação para a escolha dos candidatos ao Governo do Estado e Presidência da República se dará na hora de Fortaleza.
A única alteração que ocorrerá será na divulgação do resultado para o cargo de presidente da República, que obedecerá o horário de Brasília, a partir das 20h, quando termina a votação no Acre, que marcará 17 horas, no horário local. Os estados do Norte e Nordeste não aderiram ao horário de verão, o que causará atrasos na apuração para candidatos à Presidência da República, pois, enquanto a votação em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste terá sido encerrada às 17 horas, nas unidades federativas das demais regiões os eleitores terão, no mínimo, mais uma hora para continuarem votando.
Desde ontem, de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. A medida, que se aplica também para casos de desrespeito a salvo-conduto, deve durar até depois do encerramento da eleição. Amanhã será o último dia para a realização de propaganda política através de reuniões públicas ou promoção de comícios.
Também é o último dia para que a Justiça Eleitoral encaminhe aos presidentes de mesas receptoras o material destinado à votação. Já na sexta-feira, faltando dois dias para a realização da votação, finda-se o prazo para divulgação da propaganda eleitoral do segundo turno no rádio e televisão, assim como, da divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral.
É o último dia para realização de debate, não podendo este se estender para além do horário da meia noite. A partir das 8 horas do sábado, e até as 22 horas do mesmo dia, os candidatos ainda poderão realizar propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, assim como distribuir material gráfico e promover caminhada, carreata, passeata e carro de som que transite pela cidade divulgado jingles e mensagens dos candidatos.
No dia de votação, domingo, a eleição terá início às 8 horas e até às 15 horas haverá atualização da tabela de correspondência, levando em consideração o horário local de cada Unidade da Federação. A partir das 17 horas, com o encerramento da votação, começará a apuração, embora os dados para presidente só sejam transmitido um pouco mais tarde. No domingo, será permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor, mas será vedada, até o término da votação, a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, bem como bandeiras, e outros materiais que caracterizem manifestação coletiva.
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário